Empreendedorismo e o processo empreendedor
Conforme a média, diz que o grupo tem grandes possibilidades de abrir um grande negócio; mas poderíamos aprender. Para isso utilizar um bom treinamento, como um curso de especialização na área em que se deseja atuar, fará um ótimo resultado ao empreendedor. O administrador é aquele que tem uma arte nas mãos, já o empreendedor é um transformador de ideias em oportunidades.
Cada um desses profissionais tem sua personalidade, seu perfil, seu papel, seu valor dentro de uma empresa ou até mesmo dentro de seu negócio. Para exemplificar alguns processos importantes que um administrador tem em sua jornada, citaremos os princípios que o Pai da Administração, Henry Fayol, nos deixou, são eles: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
Já o empreendedor, é aquele que não segue regra alguma, toma decisões se necessário, assume riscos, dedicado, determinado, dinâmico, otimista, líder, organizado, planejador, tem total conhecimento do que executa. O empreendedor, está focado no mercado agora, e não em regras que foram criadas, se for preciso muda-las, ele irá mudar.
Em seu livro, José Carlos Dornelas, cita algumas diferenças, entre os administradores e empreendedores.
1-) Quanto à orientação estratégica: o Empreendedor tem a percepção de oportunidade, já o Administrador guia-se pelos critérios de desempenho.
2-) Quanto à análise de oportunidades: o Empreendedor toma decisões rápidas, já o Administrador vê mais a redução dos riscos.
3-) Quanto à alocação dos recursos financeiros e de mão de obra: o Empreendedor prioriza a eficiência, o Empreendedor vai pelo planejamento formal.
4-) Quanto ao controle dos recursos: o Empreendedor é flexível, o Administrador valoriza o poder, o “status” e a recompensa.
5-) Quanto à estrutura gerencial: o Empreendedor é informal, o Administrador é formal e segue a cultura organizacional.
Referências Bibliográficas
Empreendedorismo – Transformando ideias