Empreendedorismo e o processo empreendedor
O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. José Dornelas, 2001
O empreendedor deixa de ser um empregado para ser patrão, não aceita ser mandado, receber ordens e sim a mandar e a dar as ordens, pois essa é a visão que ele passar a ter.
O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX. Jefry Timmons, 1990
Hoje vivemos na era do empreendedorismo. Pois vivemos num período onde há globalização, renovação, tecnologia avançada. E o ser humano esta sempre inovando; criando novas idéias, novas invenções com tecnologia avançada.
O empreendedor é a Fonte de Geração de Empregos, ele esta sempre abrindo novas empresas, apto ao crescimento de suas idéias. É como um combustível para o mercado de Trabalho.
Temos dois tipos de Empreendedorismo:
• O Empreendedorismo de Oportunidade. Onde ele cria sua empresa e sabe aonde quer chegar, ele tem um objetivo a cumprir ou uma meta a bater.
• O Empreendedorismo de Necessidade. Onde a pessoa abre um negócio por necessidade, apenas para tirar a sua renda, o seu sustento. Mas não tendo um objetivo a cumprir ou uma meta a bater, ele não obterá um bom resultado financeiro e de sucesso. Tendo então sua empresa fechada.
O Empreendedor esta disposto a ariscar, ele esta disposto sempre a começar algo novo. Hisrish, 1986
Os Empreendedores foram confundidos com os gerentes ou administradores até os dias de hoje, ele sempre será um bom administrador e nem todo bom administrador é um empreendedor.
Seu objetivo principal é o crescimento na empresa, sempre apto a crescer no mercado, pensa grande ele não aceita perder, é um grande otimista.
Já o Administrador tem como objetivo principal administrar muito bem uma empresa, sendo o melhor gerente desta. Dependendo do seu esforço e de sua visão na empresa, chegar até ser um diretor da empresa ao