O idoso institucionalizado: muito mais do que ser utente
3º ano Educação Social - Diurno
A identidade do idoso institucionalizado
Muito mais do que ser utente
Docente: Cecília Monteiro
Discente: Mª Helena Domingues – 1090059
Leiria, 2012
Índice
Introdução 3
Fundamentação Téorica 4
Diagnóstico 8
Análise SWOT 10
Planificação 11
1ª Intervenção 13
2ª Intervenção 14
3ª Intervenção 15
Cronograma Financeiro: 16
Calendarização…... 17
Aplicação 17
Avaliação 19
Reflexão 21
Bibliografia 23
ANEXOS 24
Introdução
O presente trabalho foi proposto pela docente Cecília Monteiro, no âmbito da unidade curricular de Modelos de Intervenção em Educação Social. Este trabalho visa a realização de três intervenções numa instituição que ficou ao critério de cada aluno, neste trabalho em particular, a escolha recaiu sobre o Campus Social do Olival, que é um centro social recente, localizado na freguesia da Murteira, concelho de Cadaval, a inauguração das instalações foi apenas há dois anos, mas este centro pertence à Associação Murteirense da Cultura, Desporto e Solidariedade Social, que já tem 36 anos de existência.
Para a concretização das intervenções, elaborou-se primeiramente uma carta de motivação que foi entregue em mão à diretora técnica do Campus, ainda antes de receber uma resposta oficial, a diretora deu logo o seu parecer positivo em relação à realização das intervenções na instituição, mais precisamente na resposta social Lar Residencial de Idosos. Depois das duas primeiras intervenções estarem realizadas, veio a resposta oficial da diretora, também em formato de carta , para assim formalizar a sua autorização.
A preparação para as intervenções, foi feita através da realização de um diagnóstico, para melhor planificar as atividades. E foi nesse momento que se delineou o possível tema deste trabalho, “A identidade do Idoso Institucionalizado”.
O seguinte trabalho, estrutura-se em seis pontos, primeiro a fundamentação teórica;