Jean piaget e sua teoria psicocognitiva
"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." Jean Piaget
Jean Piaget e sua teoria PSICOCOGNITIVA.
Psico(mente)+cognição(aquisição de conhecimento)
Conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean William Fritz Piaget, psicólogo e filósofo, foi um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia. Nasceu na Suíça em 09/08/1896. Casou-se em 1923 com Valentine Châtenay uma de suas ex-alunas e teve 3 filhas, Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). Faleceu aos 84 anos em Genebra aos 17/09/1980. Seu pai (Arthur Jean Piaget), um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval na Universidade de Neuchâtel.
Desde criança Piaget interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia e foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade.
Aos sábados, trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural.
Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado aos 22 anos de idade e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia (teoria do conhecimento) e Educação, pesquisando sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais.
Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica e considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.
Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano, que tenta nos