Sentimentos de idosos de 65 a 80 anos institucionalizados em um asilo de Bauru/SP
INTRODUÇÃO/REVISÃO DE LITERATURA
BIANCA DE FÁTIMA RODRIGUES
BAURU
2014
A escolha do tema “Sentimentos de idosos de 65 a 80 anos institucionalizados em um asilo de Bauru/SP“ justifica-se pelo fato de que a população idosa vem aumentando ano após ano, e consequentemente aumenta também a ida desses idosos para uma instituição de longa permanência. Instituição esta, que proporciona ao idoso um ambiente fechado que pode predispor o idoso a ter sentimentos que podem ocasionar a depressão.
O envelhecimento pode ser caracterizado como o conjunto de consequências ou os efeitos da passagem do tempo, que envolve os aspectos biológicos da população é uma realidade impossível de ser ignorada, tornando-se um problema o próprio indivíduo e para a sociedade. Antigamente a população idosa era menor e os idosos ocupavam um importante papel na sociedade, porém atualmente, o envelhecimento é associado a doenças, incapacidade e dependências. A velhice não é sinônimo de doença, e sim uma fase em que o ser humano fica mais suscetível a ter doenças crônicas bem como a dependência causada por estas doenças, tendo como consequência maior vulnerabilidade e fragilidade da população idosa. Segundo Davim (apud Rosseto et al., 2012, p 348), com o envelhecimento, ocorre a diminuição da capacidade funcional e dos recursos físicos, mentais, e sociais do indivíduo idoso. Por estes motivos, o idoso fica dependente no desenvolvimento de suas atividades, podendo sentir-se desamparado caso essa necessidade não seja suprida. – Como consequência disto, a família encontra uma certa dificuldade para cuidar do idoso, pois sem condições financeiras, acabam encaminhando-o para uma instituição de longa permanência.
A depressão é uma doença mental caracterizada por tristeza profunda e perda de interesse nas atividades diárias, afetando o comportamento das pessoas a curto, médio e longo prazo. “ [...] a identificação precoce de