Avaliações Efeito Comunicação
PRÉ-TESTES DE ANÚNCIOS
• Avaliações diretas: são organizados painéis de consumidores ou especialistas em propaganda. Nessas ocasiões, são apresentados a essas pessoas diversos anúncios alternativos que se pretende utilizar na campanha. Elas examinam cuidadosamente esses anúncios e preenchem questionários, cujo objetivo e responder a questão: “qual dos anúncios apresentados influenciara mais na compra do produto?”. As respostas dos participantes do painel podem ser abertas ou fechadas, ou por meio de escalas de avaliação, com pontos atribuídos por item. As avaliações diretas contribuem para selecionar as peças mais fracas, não as excelentes.
• Testes de portfólio: são reunidos consumidores ou especialistas em propaganda, e é fornecido a eles um portfólio simulado de anúncios para serem lidos e analisados. Em seguida a analise, pede-se que cada um se manifeste livremente a respeito dos anúncios que viu. Os testes de portfólio indicam a habilidade de um anúncio em sobressair-se e o entendimento de sua mensagem.
• Testes de laboratório: algumas pessoas sao escolhidas e levadas a um laboratorio, onde sao apresentadas a um anuncio. O efeito potencial desse anuncio e determinado por meio da mensuracao de reacoes fisiologicas das pessoas a eles submetidas, como batidas do coracao, variacoes da pressao sanguinea, dilatacao da pupila, transpiracao, por exemplo, com o auxilio de equipamentos especiais. Os testes de laboratório medem o poder de obtenção da atenção e do despertar de um anúncio, ao invés de qualquer outro estado de consciência que o anúncio possa produzir.
Pós-testes de anúncios
• Testes de lembrança: são realizados encontros com usuários regulares de determinada mídia, pedindo para que se lembrem dos anunciantes e dos produtos de que trata o assunto em estudo. Esses testes indicam o poder que o anuncio tem de ser percebido e retido na mente das pessoas.
• Testes de