organelas
Plastos............................................................................................................ 8 1.7 Mitocôndrias....................................................................................................9 1.8 Ribossomos.................................................................................................. 9 1.9 Centríolos..................................................................................................... 10
2 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Em biologia celular, organelas ("pequenos órgãos") são compartimentos delimitados por membrana que têm papeis específicos a desempenhar na função global de uma célula. As organelas trabalham de maneira integrada, cada uma assumindo uma ou mais funções celulares.
O nome "organela" vem da ideia de que estas estruturas são os órgãos da célula, como os órgãos são para o corpo (daí o nome organela, o sufixo -ela sendo um diminutivo). As organelas são identificadas por microscopia e também pode ser purificadas por fracionamento celular. Existem muitos tipos de organelas, particularmente em células eucarióticas. Enquanto os procariontes não possuem organelas, alguns contêm microcompartimentos à base de proteínas, que são supostamente para funcionar como organelas primitivas.
Nas páginas que se seguem será abordado as principais organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções.
1. ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
Organelas são pequenos "departamentos" dentro de uma célula, cada uma com uma função, e são elas que fazem com que a célula trabalhe corretamente. Seguem abaixo as principais organelas:
1.1. Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático corresponde a uma rede de canais delimitados por membranas lipoproteicas e que têm função importante de transporte dentro das células. Ele se comunica com a carioteca e tem, além da