DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCÊNCIA
Fichamento do texto “O psicólogo e a ação com o adolescente”
Importante salientar que nesse “dialogo” entre psicólogo e paciente, as coisas não são tão simples quanto parece uma conversa entre o paciente e o especialista, vai além dessa barreira, como vem fazendo a psicologia já há certo tempo, por vezes mesmo sem incentivo e ferramentas para trabalhar com a profissão em qualquer de suas vertentes.
“Entendido que a noção de saúde mental se destina a otimização da qualidade de vida das pessoas, através da consideração dos fatores emocionais que agem contra ou a favor do seu bem estar psíquico...”
Dessa forma é que profissionais conseguem analisar os fatores descritos por um paciente, a importância desses fatores psíquicos na vida do individuo, o contexto no qual se encontra, em tudo que o ronda, para manter-se em equilíbrio, corpo e mente deve estar em sintonia. E a ação do profissional com o adolescente vem tratar justamente dessa confusão entre corpo e mente que ocorre na fase de mudanças que é como se caracteriza a adolescência. “A presença, ainda nova em alguns lugares, de profissionais de psicologia, faz com que seja requerido desse profissional certo grau de delicadeza em delimitar seu espaço e conquistar conforto básico para o atendimento específico da sua clientela...”
Por conta da não normatização e falta de organização para possibilitar o atendimento, é que o psicólogo tem encontrado grande dificuldade em lidar com o espaço de trabalho, o ambiente clínico comum não oferece e ou dispõe da privacidade que uma sessão psicoterápica precisa. Com isso o próprio psicólogo tem buscado intervir da sua forma, pra amenizar os impactos que esses fatores possam exercer sobre as experiências emocionais de um paciente em tratamento.
“O aconselhamento é uma prática de promoção de saúde que favorece uma reflexão do indivíduo, tornando-o sujeito ativo do processo de prevenção e cuidado de si.”
Dentre