Teorias do Desenvolvimento na Adolescência
01-Aborde de cada teoria citada pelo autor do texto:
Nome da teoria e período que foi proposta;
Foco de atenção da teoria;
Visão sobre a adolescência e o processo de adolescer;
Aspectos considerados importantes por você (que tenha chamado atenção).
TEORIA DE RECAPITULAÇÃO
A primeira teoria citada é do psicólogo e educador G.Stanley Hall (1846-1924), foi um dos primeiros a estudar o desenvolvimento da criança e do adolescente. Seu livro, separado em dois volumes devido a sua expansão de páginas foi publicado em 1904. Hall defendia a ontogênese determinada na filogênese e considera a adolescência como um período “de grande perturbação, desajustamento emocional e instabilidade (...)”.
Enfatiza a importância da adolescência para a evolução do ser humano, pois, é à saída da infância para a fase adulta, o “intermediário entre o primitivo e o civilizado”. É interessante observar a importância que a adolescência lhe representa, já que o autor cita ser um novo nascimento (no caso da adolescência final) e até mesmo um progresso para a vida em sociedade.
Sua teoria caiu em desuso devido à insustentabilidade da tese, mas suas observações minuciosas do comportamento estudado são ainda muito utilizadas pela psicologia do desenvolvimento.
A ESPIRAL DE PADRÕES DE CRESCIMENTO
Teoria elaborada pelo psicólogo e pediatra Arnold Gesell (1880-1961), cuja especialidade é observar o comportamento humano. Contendo algumas obras publicadas entre 1940 e 1950, acreditava que havia um determinismo biológico,ou seja, sua maturação seria devido ao seu gene e as considerava universais em alguns aspectos.
Defendia a tese de que não há influenciador direto no desenvolvimento da criança, mesmo aceitando a influência do ambiente e as diferenças individuais de casa indivíduo. Também acreditava que somente o tempo poderia resolver a maioria dos problemas do sujeito.
Enfatiza as mudanças de comportamento de acordo com as idades, mudanças essas que ocorriam de forma