Cúpula do milênio
O ano 2000 foi marcado pelos compromissos assumidos pela comunidade internacional na Cúpula do Milênio.
A Cúpula do Milênio das Nações Unidas foi realizada em Nova York, de 6 a 8 de Setembro de 2000. Foi um encontro sem precedentes, assistido por 100 Chefes de Estado, 47 Chefes de Governos, 3 Príncipes, 5 Vice-Presidentes, 3 Primeiros Ministros, 8000 Delegados e 5500 jornalistas.
Representantes de 191 países-membros das Nações Unidas juntaram-se para refletir a propósito do destino comum da humanidade. Todos os países estavam interconectados de maneira mais ampla e profunda do que em qualquer outra época da história, e o aceleramento do processo de globalização prometia um crescimento mais rápido, assim como o aumento do nível de vida e novas oportunidades.
2 Cúpula do Milênio
A cúpula do Milênio reuniu chefes de estados de 191 países, em setembro de 2000, para fazer considerações sobre as urgências socioambientais do Planeta. Como resultado, além de uma declaração das Nações unidas (Declaração do Milênio, Nova Iorque, 2002) chamando atenção para os problemas mais graves, que consiste em uma série de prioridades coletivas para paz e segurança, luta contra a pobreza, meio ambiente e direitos humanos, foram estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) a serem atingidas até 2015.
2.1 ODM
São oito os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio:
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome.
Meta 1: Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda inferior a um dólar PPC por dia.
Meta 2: Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população que sofre de fome.
2. Atingir o ensino básico universal.
Meta 3: Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, terminem um ciclo completo de ensino fundamental.
3. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
Meta 4: Eliminar a disparidade de gênero no ensino fundamental