Biomedicina
1 INTRODUÇÃO 3
2 SISTEMA VESTIBULAR 4
2.1 Reflexos envolvidos na estabilização da cabeça no corpo 5
2.2 Reflexo vestíbulo-ocular 5
2.3 Caso Clínico 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O sistema vestibular possui três principais funções: ajuste postural, estabilidade das imagens na retina (para manter-se em equilíbrio), movimentação da cabeça (de forma que se mantenha a orientação gravitacional). Entretanto, para que cada uma dessas funções seja realizada de forma eficaz, o tronco encefálico (trato vestibulospinal) e o Cerebelo precisam funcionar perfeitamente, além das regiões mais periféricas em relação à medula, como o Labirinto e o Olho, por exemplo.
2 SISTEMA VESTIBULAR A partir do sistema vestibular e de suas funções, os movimentos dos olhos, da cabeça e a orientação gravitacional podem ocorrer. Como visto anteriormente, o labirinto deve funcionar perfeitamente, pois é ele o responsável pelo movimento e posição da cabeça. Assim como a cóclea capta o estimulo auditivo, e os olhos captam os estímulos luminosos, percebendo a posição e o movimento do corpo mantendo o equilíbrio. Esta informação é mandada ao tronco cerebral e assim são estabelecidas as ligações com outros sistemas (motor visual, ocular e proprioceptivo).
A Sensibilidade Vestibular está relacionada com a propriocepção, onde há uma importante atuação das aferências que são responsáveis por conceder informações sobre a posição dos membros no espaço, principalmente da cabeça, detectando seus movimentos angulares e lineares. Tais informações se agregam às que são fornecidas pelos músculos e articulações para que se obtenham posturas adequadas.
O labirinto ósseo, que desempenha como principal função no corpo a manutenção do equilíbrio, portanto possui correlação com o Sistema Vestibular. No mesmo é encontrado o labirinto membranoso que é composto por duas estruturas otolíticas (sáculo e utrículo) e