As Grandes Conferências das Nações Unidas
Durante a década de 90, as Nações Unidas organizaram uma série de conferências mundiais. Saiba um pouco mais sobre as mais importantes.
Cúpula Mundial sobre a Criança – setembro, 1990, Nações Unidas, Nova York.
Reuniu pessoas de 159 países e 71 chefes de Estado. A Conferência estabeleceu metas para o ano 2000, no que diz respeito à saúde, educação, nutrição, acesso à água potável e saneamento básico das crianças. Também foi adotada uma plataforma de ação e uma declaração mundial, que até outubro de 1996 já contava com a assinatura de 167 países.
Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – junho, 1992, Rio de Janeiro, Brasil.
Também conhecida como Eco 92 ou Cúpula da Terra, a conferência contou com pessoas de 172 países, 108 chefes de Estado e 2400 ONGs. Tinha como eixo de discussão o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Nela foi estabelecida a Agenda 21, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente, a Declaração dos Princípios da Floresta, além de duas convenções – uma sobre as mudanças climáticas e outra sobre biodiversidade. Foi uma conferência sem precedentes na ONU, tanto pelo tamanho, como pela gama de questões tratadas, e teve influência sobre as conferências subseqüentes. O desenvolvimento econômico foi repensado, assim como as maneiras de se reter a destruição dos recursos naturais não-renováveis e a poluição do planeta, tudo pra garantir um planeta saudável para as gerações futuras.
Conferência Internacional sobre Direitos Humanos – junho, 1993, Viena, Áustria.
Esta conferência marca a criação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que começou a funcionar em 28 de fevereiro de 1994.
Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento -setembro, 1994, Cairo, Egito.
Foi estabelecido um plano de ação na área de população e desenvolvimento para os 20 anos subseqüentes. A estratégia enfatiza a conexão integral entre