PTFE
POLITETRAFLUORETILENO
APRESENTANDO O MATERIAL
O material é tecnicamente conhecido como Politetrafluoretileno;
Descoberto em 1939;
É um plástico da era moderna, com uma grande gama de aplicações nos mais diversos segmentos industriais;
Ideal para o desenvolvimento de soluções em temperaturas mais elevadas; Apresenta elevada resistência mecânica e elétrica;
Um plástico de engenharia muito solicitado pelo mercado justamente por ser de fácil usinagem e ainda permitir a aplicação de aditivos.
LISTA DE CARGAS ADICIONADAS AO PTFE
Grafite;
Fibra de Vidro;
Fibra de Vidro + Molibdênio;
Fibra de Vidro + Grafite;
Carbono Soft;
Carbono + Grafite;
Bronze;
Bronze + Molibdênio;
Peek + Fibra de Carbono;
Inox;
Sais Minerais;
Cerâmica.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS
COMPOSTOS CARREGADOS
Grafite: Baixa fricção, inerte. Melhora a resistência ao desgaste e fluência, melhor para contato com metais moles. Alto desgaste com metais duros.
Fibra de Vidro: Resiste à oxidação, bom para meios ácidos, boas propriedades elétricas e estabilidade dimensional. Atacada por bases fortes. Bronze: Resistência à compressão e dureza melhoradas, menor fluência, baixo desgaste e fricção, alta condutividade térmica e fácil de usinar.
Baixa resistência química e condutor elétrico.
Mos2 (Bissulfeto de Molibdênio) : Superfície dura, lubricidade, melhora desgaste e fricção, suporta altas pressões, excelente em aplicações a vácuo. Intermitentes e desgaste a seco. Difícil de processar.
Carbono : Inerte, boa resistência ao desgaste a seco e com água, quando em combinação com o grafite, constitui melhor opção para anéis de pistão não-lubrificados. Boa condutividade térmica. Ruim para meios oxidantes, baixas propriedades de tensão e elongação.
PRINCIPAIS PROPRIEDADES
O PTFE possui o mais baixo coeficiente de atrito dentre todos os materiais sólidos;
Não há diferença entre seu