CARACTERIZAÇÃO DE UM PTFE
Desde 1930-40, o PTFE tem se qualificado como excelente material anti-atrito e de alta taxa de desgaste, quando submetido a contatos de moderado à severo. É caracterizado com propriedades térmicas, elétricas e químicas (quimicamente inerte em várias aplicações) superiores quando comparado a polímeros da mesma classe. Por essas razões é fortemente utilizado em aplicações tribológicas como rolamentos, retentores e selos de vedação.
O polímero PTFE, comercialmente adquirido sob a forma de pó foi caracterizado através dos ensaios térmicos TGA e DSC, além de DRX e FRX já no estado prensado (18 ksi).Para avaliar as formas das partículas do PTFE, realizou-se MEV,verificando-se uma morfologia de superfície com diferentes formatos. Observou-se, que o PTFE como adquirido apresenta estabilidade térmicade 453 ° C, Tm = 312.352 ° C e cristalinidade de cerca de 60%. Encontrou-se a presença de componentes baseados em Alumínio, Cálcio e Silício em baixa concentração através do FRX.Compósitos poliméricos com matriz de PTFE adicionando-se diferentes cargas minerais têm sido desenvolvidos pelo Grupo de Estudos de Tribologia da UFRN visando avaliar sua resistência ao risco através de ensaios esclerométricos.
[1] S. Ebnesajjad, Fluoroplastics Vol. 1: Non-Melt Processible Fluoroplastics, Plastics Design Library, William Andrew Corp., New York (2002).
6. Lima da Silva RC. Desgaste de polímeros estruturados de engenharia em contato de deslizamento com cilindro metálico (Tese Doutorado em Engenharia Mecânica). Brasil:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2010.
9. Rodrigues AA. Investigação das características tribológicas e ambientais de termoplásticos de engenharia especiais para uso em materiais de atrito. (Tese
Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais). Brasil: Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo; 2007.