Desenvolvimento da Personalidade na Adolescência
Desenvolvimento da Personalidade na Adolescência
Personalidade pode ser definida como características individuais que cada pessoa possui e que a diferencia de qualquer outra. É algo que determina o modelo comportamental de cada um, como também os estados de ânimo da pessoa, atitudes, motivações e reações diferentes diante de situações semelhantes.
“A personalidade é formada por características inatas, acumulação de experiências e ações recíprocas entre o ser humano e o meio” (Sérvolo Santos – professor e coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Cathedral).
A formação da personalidade começa na infância, onde podemos observar muitas características e traços já definidos, porém o período da adolescência será definitivo para que a personalidade se consolide. São muitas as mudanças que ocorrem nesse período para que a personalidade adquirida na infância permaneça inalterada.
“Conflitos vividos na infância podem refletir na formação da personalidade” (Rosilda Estrella, psicopedagoga)
O começo da adolescência se dá na puberdade, conceitos que não devem ser confundidos. Adolescência pode ser entendida como o período compreendido entre a infância e a idade adulta, sendo este um conceito cultural, que não ocorre em todas as sociedades, havendo variações em sua duração e intensidade. Puberdade é um fator biológico, onde uma série de mudanças físicas relativas à maturidade sexual ocorrerá, o corpo se transforma e há a maturação dos órgãos sexuais. Essa série de mudanças obrigará o sujeito a revisar a imagem que até então havia construído de si mesmo.
É no período da adolescência que o indivíduo vai colocar em questão as construções dos períodos anteriores, próprios da infância. Assim, o jovem assediado por transformações fisiológicas próprias da puberdade precisa rever suas posições infantis frente à incerteza dos papéis adultos que se apresentam a ele.
Segundo os autores Aberastury e Knobel, a despedida da infância será