Desenvolvimento para Adolescencia
2005, como parte dos trabalhos desenvolvidos junto à Disciplina de Psicologia do
Desenvolvimento do Curso de Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais da
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) do Campus de Guaíba - RS. Pode-se concluir que o menino analisado apresenta um comportamento normal para um préadolescente de sua idade, com um bom desenvolvimento social e que, dentro do contexto em que vive, corresponde às expectativas postuladas por Piaget.
Quando falamos sobre o desenvolvimento social e da personalidade de crianças na faixa etária dos 6 aos 12 anos, notamos várias mudanças de comportamento. Especialmente entre os 10 e 12 anos, quando estão na préadolescência.
Baseio-me na teoria de Piaget e em seus estudos sobre o desenvolvimento qualitativo das estruturas intelectuais, abrangendo o que poderia ser chamado de “organização inicial da personalidade”. O período das operações concretas, onde as estruturas iniciais se transformam, dando lugar a outras cada vez mais complexas, já formando alguns conceitos e utilizando os princípios da lógica.
A criança mais velha parece ter sob seu controle um sistema cognitivo coerente e integrado, com o qual organiza e manipula o que o cerca (...) dá a impressão clara de possuir uma base cognitiva sólida (...) com o qual pode estruturar o presente em termos de passado (...) sem a tendência constante de cair em contradição (FLAVEL, 1996, p. 168).