adolescencia: desenvolvimento cognitivo
O referido capitulo encontra-se estruturado em quatro textos principais e sub textos:Pensamento adolescente; as escolas, a aprendizagem e a mente adolescente; tomando decisões na adolescência; pensando sobre sexo.
A importância que o avanço das habilidades cognitivas adquiridas na adolescência, pode proporcionar forma mais madura de conhecer a si próprio e aos outros. Porem a medida que esses jovens evoluem em pensamento e desenvolvimento, tornam-se vulneráveis aos perigos que o mundo contemporâneo lhes oferecem.
Muitos adolescentes utilizando uma atenção mais seletiva busca nesta fase desenvolver capacidades de memória, domínio da linguagem porém essas habilidades cognitivas serão contaminadas com progressivas maturações que irão inibir a essência do pensamento adolescente.
Essa maturação é aliada as experiências, segundo a teoria do pensamento operacional de Piaget, quarto e ultimo estagio do desenvolvimento cognitivo. Esse nível novo de alta cognição é também observado pelos teóricos do processamento de informação assim como os teóricos que enfatizam o aspecto sociocultural. Todos os estudiosos do desenvolvimento concordam que este é o momento em que os adolescente libertam-se da abstração do raciocínio tradicional da criança absorvendo ideias contraditórias afastando do convencional.
Entretanto há um paradoxo nessa libertação do pensamento quando envolve o raciocínio sobre proposições que refletem ou não a realidade levando o adolescente pensar hipoteticamente tornando mais capazes de absorver raciocínio dedutivos o que possibilita para alguns, obter mais recursos e maior flexibilidade de pensamento.
O adolescente esta sempre refletindo sobre suas experiencias diárias daí as novas aventuras decorrentes da introspecção que é essencial na expansão da autoconsciência que são alterados pelo