Desenvolvimento da personalidade na adolescência
Adolescentes para sempre. Porque ser adolescente, a sério,
É nunca desistir “de ser o melhor do mundo para alguém”
Isabel Stilwell, 2002
Introdução
A adolescência é hoje conceptualizada como o período situado entre a infância e a vida adulta. Inicia-se com os primeiros indícios físicos da maturidade sexual e termina com a realização social da situação de adulto independente. No mundo ocidental, corresponde mais ou menos à época entre os 12 e os 20 anos, contudo existem oscilações deste período etário impostas pelas diferenças entre os sexos, etnias, meios geográficos, condições socioeconómicas e culturais. Num mesmo meio, encontramos grandes variedades de indivíduo para indivíduo: há puberdades muito precoces e outras muito tardias. Por outro lado uma mesma pessoa em diferentes momentos tem diferentes ritmos de maturação. A adolescência é também um tempo de progresso. Era considerada no passado apenas como uma breve transição entre a dependência da infância e as responsabilidades da vida adulta atribuída ao jovem. Pouco depois da maturidade sexual, muitas vezes caracterizada por uma iniciação elaborada, o novo adulto trabalhava, casava e tinha filhos. Hoje é considerado um período em que os jovens, após momentos de maturação diversificados, constroem a sua identidade, os seus pontos de referência, escolhem o seu caminho profissional e o seu projecto de vida.
A abordagem que fazemos de seguida à evolução do conceito de adolescência e a algumas teorias explicativas da adolescência têm como objectivo perceber melhor esta fase de desenvolvimento humano, que não sendo obrigatoriamente uma fase perturbada pode acarretar algum sofrimento tanto ao adolescente como aos adultos que com ele interagem.
Desenvolvimento da personalidade na adolescência
O conceito de personalidade, apesar de muitas designações, pode ser definido como conjunto de características pessoais, persistentes e suportadas interiormente (Monteiro