Desenvolvimento da personalidade dos 6 anos à adolescencia
Esta etapa é considerada, como sendo um momento mais calmo e sereno no plano afectivo Nesta fase a criança permanece numa permanente construção da personalidade Uma tarefa bastante importante depois da agitação vivida em anos anteriores é, conjugar inúmeros factores do desenvolvimento social e pessoal.
Wallon (1941)
O estádio da personalidade, que se prolongou para esta etapa e direccionava-se para a construçao do eu é, seguida pelo estádio do pensamento. Este é, um estádio de preponderância,que se arrasta até á adolescência.
Freud (1938)
Os anos escolares são um período de latência, etapa marcada por calma e serenidade. As crianças reforçam laços e aprendem certas regras que predominam na sociedade.
Erikson (1980)
As crianças esforçam-se para aprender o máximo de coisas, para que mais tarde se integrem enquanto adultos e membros activos na sociedade. Esta aprendizagem é, compreendida no contexto escolar. Assim com as várias experiencias vividas nesta fase,mais tarde podem sentir-se mais á vontade ao solucionar problemas, por outro lado as experiências negativas e o fracasso a nível escolar, pode remeter a senimentos de incompetência e inferioridade.
As descrições clássicas sobre o desenvolvimento da personalidade, durante esta fase, levam a uma maior concentração de crianças no campo da adaptação social e de novas actividades intelectuais. E é, como se concede-se como verdadeiro que as bases da personalidade já estão formadas em consequência das experiências vividas anteriormente.
A psicologia evolutiva contemporânea tem tendência para seguir uma linha de continuidade, o que torna difícil aceitar as descrições diferenciadas entre as várias etapas.
Entre os 6 e os 12 anos as