Transformações desenvolvimentais entre a infância e a adolescência:
Educação Social Gerontológica
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e Envelhecimento I
2013/2014
TRABALHO DE GRUPO
Transformações desenvolvimentais entre a infância e a adolescência:
Uma análise centrada e domínios específicos.
Trabalho Realizado por:
Ana Couteiro nº14796 Bruno Pereira nº14790
Sandra Fernandes nº 14804
Sofia Alves nº14798
INTRODUÇÃO
Bruno
Para a realização deste trabalho foi proposta uma análise centrada nos domínios das transformações desenvolvimentais entre a infância e a adolescência. Para tal é necessário esclarecer o que é o desenvolvimento humano.
De que falamos quando falamos de desenvolvimento? Quais as mudanças desenvolvimentais entre a infância e a adolescência?
É importante entender que a natureza, o meio ambiente, a biologia e a cultura estão envolvidos em todos os aspetos do desenvolvimento, embora haja alguns desacordos.
Para responder a estas questões vamos abordar a Teoria Cognitiva de Piaget e a Teoria Psicossocial de Erikson, também temos como referência outros autores gerais que abordam esta temática.
SANDRA
Os teóricos psicanalíticos como Freud e Erikson estudaram principalmente o desenvolvimento da personalidade, enfatizando a interação dos instintos internos com as influências ambientais para produzir estádios compartilhados de desenvolvimento, assim como diferenças indivíduais na personalidade.
Os teóricos cognitivo-desenvolvimentais como Piaget e seus seguidores enfatizam a exploração ativa que a criança faz do ambiente como um ingrediente crítico conduzindo a estádios compartilhados de desenvolvimento. Esses teóricos realçam fortemente a mudança qualitativa.
DENSENVOLVIMENTO
O desenvolvimento humano pode ser entendido como o estudo científico da mudança e da continuidade durante todo o ciclo de vida humano, supõe a ocorrência de mudanças ao nível do funcionamento e do comportamento