Clima e hidrografia da amazônia
Umidade
* Um dos biomas mais úmidos do mundo (índice pluviométrico)precipitação média de aproximadamente 2300 mm.ano.m²(Como assim? Imagine um reservatório com 1m² de área da base. Isso equivale a enchê-lo com 230cm ou 2,3m de água. * Variação das chuvas:
Período de forte atividade convectiva: Trimestre Dezembro-Janeiro-Fevereiro(região de precipitação alta parte oeste e central da Amazônia.)
Período de baixa atividade convectiva: Trimestre Junho-Julho-Agosto(o centro de máxima precipitação deslocou-se para o norte e situa-se sobre a América Central).
Figura: Célula de Hadley deslocou-se pro norte induzindo um período de seca característico.
* Regime hídrico da precipitação: 50% evapotranspiração da mata + 50% umidade proveniente do Oceano Atlântico.
(Isso mostra que) * Clima e vegetação coexistem em um equilíbrio dinâmico Manutenção do clima típico.
Temperatura
* Média anual entre 21-42 C° * Razões pra altas temperaturas: * Próxima à linha do Equador. * Elevada disponibilidade de energia solar (A Amazônia, situada na região entre 5 N e 10S)
Fenômenos climáticos
El Niño * Fenômeno climático global (que altera a temperatura do oceano levando a uma diminuição do nível de precipitação no nordeste e aumento no sul do Brasil). * Existem dois tipos: o leste-Pacífico (EP) e o central-Pacífico(CP) * Anormalidades na dinâmica de precipitação:
Ano de El Ninõ EP Abaixo do normal no Norte, Centro e Leste.
Ano de El Niño (CP) Estação chuvosaAbaixo do normal em todo o território
Ano de El Niño (CP) Estação seca Acima do normal em todo o território.
Hidrografia
* Bacia hidrográfica do Amazonas: mais extensa rede hidrográfica do globo terrestre, ocupando uma área total da ordem de 6.110.000 km² * Nascentes nos Andes