Sobre a experiências sexual dos jovens
Sobre a experiência sexual dos jovens
Adolescente e jovem são termos utilizados para meninos e meninas que trazem experiências, práticas sociais e estilos de vida distintos, pelas atribuições de gênero, classe social, raça e etnia, que imprimem a subjetividade de cada um.
A adolescência traz o sentido etário (10 a 20 anos), enquanto a juventude traz um sentido geracional (15 a 24 anos). Os significados relacionados à adolescência têm, em geral, um caráter negativo, remetendo à irresponsabilidade e impulsividade, enquanto os de jovem são altamente positivados, remetendo à responsabilidade e independência. O risco de gravidez ou de infecção pelo HIV deve ser considerado em termos das suas possibilidades reais, evitando a vulnerabilidade.
A vulnerabilidade pode ser vista como o produto de interação entre o psiquismo e as estruturas sociais de desigualdades, uma pessoa pode se tornar menos vulnerável se for capaz de reinterpretar criticamente as mensagens sociais que a colocam em situações de desvantagem ou desproteção. Os coeficientes de fecundidade de jovens de uma mesma faixa etária são distintos em função da sua inserção social, os adolescentes mais pobres apresentam uma fecundidade maior que os mais ricos, e as mulheres que são incentivadas a conversar sobre sexo e contraceptivos, possuem maior taxa de uso dos contraceptivos.
Há muitos caminhos que levam os jovens a ter relações sexuais desprotegidas, aumento dos índices de infecção a HIV e gravidez não planejada, a maior prevenção até o momento continua sendo a informação e a capacidade de reinterpretar as mensagens sociais vividas, e uma abertura maior de diálogos sobre