Qustoes / teorias da ética
01- Quais os aspectos gerais da Ética Kantiana do dever moral?
R- Na ética Kantiana, as normas morais devem ser obedecidas como deveres, embora a noção kantiana de dever se confunde com a própria noção de liberdade, por que em seu pensamento, o indivíduo que obedece a uma norma moral atende à liberdade da razão, isto é, aquilo que a razão no uso de sua liberdade determinou como correto. Dessa forma, a sujeição à norma moral é o reconhecimento de sua legalidade, conferida pelos próprios indivíduos racionais. Kant reforça essa ideia ao dizer que um ato só pode ser considerado moral quando praticado de forma autônoma, consciente e por dever.
02- Qual é o princípio central que serve como fundamento da lei moral?
R- Os princípios éticos são derivados da racionalidade humana. A moralidade trata assim do uso prático e livre da razão. Os princípios da razão prática são leis universais que definem nossos deveres. Portanto, os princípios morais resultam da razão prática e se aplicam a todos os indivíduos em qualquer circunstancia.
As duas obras que se dedicam a delinear a estrutura da ética kantiana sob o terreno da razão pura prática são:Fundamentação da metafísica dos costumes (1785) e Crítica da razão prática (1788). Responda:
03- Quais os objetivos da Fundamentação da metafísica dos costumes?
R- Na Fundamentação da metafísica dos costumes Kant trata da ética no sentido puro. O filósofo pretende estabelecer as condições de possibilidades de uma lei moral, universal, dirigindo a ação do homem emancipado que manifesta sua autonomia a partir da razão pura prática que identifica condições a priori de sua vontade.
04- Qual o problema fundamental?
R- Pode-se então dizer que o problema fundamental da fundamentação da metafísica dos costumes seria as distinções das mesmas, bem como sua aplicação à natureza humana e que os princípios morais não devem ser fundados sobre as prioridades da natureza humana, mas devem