Desenvolvimento das emoções na primeira infancia
Emoções são reações que estão associadas a mudanças fisiológicas e comportamentais. Há um processo ordenado para o desdobramento das emoções, onde as complexas se desdobram sobre as mais simples e esse processo emocional se desenvolve na primeira infância. A resposta emocional das crianças muda conforme o decorrer do seu crescimento, um bebe aos três meses pode sorrir para um desconhecido, ja aos outros na mesma situação poderá demonstrar um pouco de cautela. uma criança quando negligenciada emocionalmente, podera apresentar problemas em seu desenvolvimento, como não crescer ou não ganhar peso, mesmo que tenha uma dieta alimentar saudavel, mas se no ambiente onde vive não receber carinho e afeto.
Os primeiros sinais de emoção
Nos bebes, é fácil reconhecer quando estão insatisfeitos ou incomodados, soltam gritos agudos, balançam os braços e as pernas, enrijecem o corpo, quando estão no primeiro mês, costumam se acalmar quando ouvem a voz humana ou são colocados no colo.
Eles usam o choro para indicar que precisam de algo, e a risada para demonstrar que estão receptivos e sociáveis.
Quando seus sinais trazem respostas, como, quando choram e a mãe os pega no colo, a resposta a solicitação do bebe, faz com que ele tenha a sensação de ligação com as pessoas, em outros casos o choro seguido de uma resposta, faz com que o bebe sinta que tem controle sobre seu mundo, pois começam a perceber que seu choro trará alguem até ele, e isso lhe proporcionara algum tipo de conforto ou ajuda.
Enquanto bebes, a unica linguagem da qual dispoem é o choro, e por meio de pesquisa, pode-se distinguir quatro padrões
- Choro de fome: Choro ritmico. Porem nem sempre pode estar associado a fome. - Choro de raiva: Variação do choro ritmico, em que o excesso de ar é forçado pelas cordas vocais - Choro de dor: Um subito ataque de choro intenso e sem gemidos preliminares, as vezes seguido por retenção de folego - Choro de frustação: Dois ou três choros