Natureza das contas
Mediante natureza do saldo as contas podem ser:
Estáveis devedoras, estáveis credoras e instáveis.
Contas estáveis devedoras são as que apresentam sempre saldo devedor, são exemplos de contas estáveis devedoras:
Caixa, Bancos, Duplictas a Receber, Estoques, Imobilizado, Custo, Despesas, etc.
Contas estáveis credoras são as que apresentam sempre saldo credor, são exemplos de contas estáveis credoras:
Fornecedores, Duplicatas a Pagar, Tributos a Recolher, Capital Social, Juros Ativos, Vendas, etc.
Contas instáveis: São aquelas que podem apresentar, ora saldo devedor , ora saldo credor, são exemplos de contas instáveis:
Resultado do Exercício, Resultado de Vendas, etc.
Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos.
Passivo, Receita e Capital têm natureza credora,. Quando uma conta dessas serve como origem (crédito) de recursos, ela se torna mais positiva. Se for uma conta passiva, espera-se que um dia ela receba um lançamento a débito para ser, quando uma conta possui saldo negativo, geralmente é erro de lançamento ou erro de classificação.
2. CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS:
2.1. CONTAS PATRIMONIAIS: são utilizadas para controle e apuração do patrimônio, registram os bens, direitos, obrigações e situação líquida. São consideradas permanentes, acumulam-se de um período para outro.
a) CONTAS DO ATIVO = bens + direitos. Organizadas em ordem decrescente do grau de liquidez. Divididas em Ativo Circulante e Ativo Não Circulante, composto por: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
b) CONTAS DO PASSIVO: obrigações da entidade para com terceiros ou da mesma para com os sócios. Organizadas em ordem decrescente do grau de exigibilidade.
c) CONTAS DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL): riqueza própria da entidade, obtida pela diferença