desenvolvimento da personalidade
CURSO DE PSICOLOGIA
VIVIANE MARQUES CAPONI
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO III
Sinop/MT
2014
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO III
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
Trabalho apresentado à disciplina do curso de Psicologia, Psicologia DO DESENVOLVIMENTO III – da Faculdade de Sinop - FASIPE, como complemento de nota do Primeiro semestre matutino.
Profª: RAFAEL PRADO
Sinop/MT
2014
Papalia et al citam quatro abordagens clássicas ao desenvolvimento psicossocial adulto, modelos normativo-sequenciais, modelo da cronologia dos eventos, modelos de traços, modelos tipológicos.
No Desenvolvimento relacionado à idade os adultos seguem a mesma sequência básica de mudanças psicossociais relacionadas à idade. As mudanças são normativas porque parecem ser comuns a todos os membros de uma população; e elas surgem em períodos, ou etapas, sucessivos, às vezes marcados por crises emocionais que preparam o caminho para desenvolvimentos adicionais.
A Intimidade versus isolamento de ERIK ERIKSON tem Início da maturidade é o Namoro e começo da vida familiar, desde o final da adolescência até o começo da meia-idade : Intimidade = mais que a simples realização amorosa; capacidade de envolver-se, de partilhar com outrem e cuidar de outrem, sem temor de perder-se no processo. O êxito na realização de um senso de intimidade depende apenas indiretamente dos pais, no que eles tenham contribuído para o sucesso ou fracasso do indivíduo nos estágios iniciais da vida. As condições sociais podem ajudar ou prejudicar o estabelecimento do senso de intimidade. Um indivíduo que a teme pode evitar o contato com outras pessoas se escondendo atrás do seu trabalho. Se não for criado um senso de intimidade com os amigos ou com o parceiro conjugal, o resultado, no entender de Erikson, é um senso de isolamento, a incapacidade para