desenvolvimento da personalidade
PERSONALIDADE é um conceito amplo e abrangente. É a organização permanente das predisposições do indivíduo dos seus traços característicos, motivações, valores e modos de ajustamento ao ambiente.
O desenvolvimento da personalidade é um processo complexo porque depende de quatro tipos de fatores:
Fator biológico, no qual se incluem a dotação genética, temperamento, aparência física e taxa de maturação.
Fator participação num grupo cultural. Em cada cultura há características que são adquiridas pelas crianças desde muito cedo.
Fator socialização, isto é as experiências da criança com os outros, sobretudo os membros da família A personalidade é sobretudo o produto da aprendizagem social, dos modos de vida dos pais.
Fator situação de vida que a criança vive, que pode concorrer para que manifeste cansaço, frustração, ansiedade, calma, bom humor; as recompensas ou castigos que recebe influenciam muito. Ex: se uma criança barulhenta e agressiva for educada na escola por professores metódicos e exigentes mas amáveis as atitudes da criança modificam-se. Os colegas podem, também, ajudar a mudar a sua personalidade.
Freud propôs duas teorias sobre a constituição do aparelho psíquico:
1ª Teoria:
Inconsciente - Zona do psiquismo constituída por pulsões, desejos de caráter afetivo-sexual, recordações recalcadas e cujo acesso ao consciente é impedido pela censura.
Subconsciente - Zona do psiquismo entre o consciente e o inconsciente constituídos por conteúdos que podem ser trazidos à consciência.
Consciente - Zona do psiquismo que corresponde aos pensamentos, representações, sentimentos, percepções a que o sujeito tem acesso direto através da introspecção.
2ª Teoria:
Para Freud todos os comportamentos são defensivos e motivados pelo impulso do ID, porém o EGO e o SUPEREGO são formados pela experiência de relacionamentos e objeto quando criança, o que nos torna diferentes uns dos outros, já que é