desenvolvimento da personalidade
Goiânia, 21 de junho de 2014.
Resumo do livro: Desenvolvimento da Personalidade – Enfoque Psicodinâmico
Conceitos Gerais
Conceito de Personalidade
A personalidade é um tema complexo e difícil de ser conceituado. A personalidade é temporal, pertence uma pessoa que nasce, vive e morre. Ela não pode ser considerada como uma simples soma de funções vitais, mas uma integração dinâmica cuja resultante se expressa pelo comportamento individual frente a estímulos de variada natureza.
A personalidade existe em função do meio no qual procura adaptar-se.
Portanto uma definição mais simples de personalidade é: personalidade é a resultante psicofísica da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares a cada pessoa.
Constituição, Temperamento e Caráter.
As primeiras motivações e ansiedades do ser humano estão ligadas aos processos fisiológicos.
A personalidade apóia-se na estrutura física do individuo, a qual chamamos constituição. Chamamos de genótipo as características individuais hereditárias que se desenvolvem ou não nas interações com o meio. E chamamos de parátipo as características individuais adquiridas basicamente por influência do meio.
Temperamento é a tendência herdada do individuo para reagir ao meio de maneira peculiar. Caráter é o conjunto de formas comportamentais mais elaboradas e determinadas pelas influencias ambientais, sociais e culturais, que o individuo usa para adaptar-se ao meio. Personalidade é a interação dos aspectos físicos, temperamentais e caracterológicos.
O Aparelho Psíquico
Freud concebeu para a atividade psíquica uma estrutura a que chamou de aparelho psíquico que é composto de três partes: id, ego e superego.
O Id é a parte original desse aparelho a partir da qual, posteriormente desenvolvem-se as outras duas. Está voltado para a satisfação das necessidades básicas da criança no começo de sua vida. A atividade do id consiste