Desenvolvimento da Personalidade
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da aprendizagem I
1. INTRODUÇÃO
Personalidade - é um padrão de traços relativamente permanentes e de características singulares, que confere, ao mesmo tempo, consistência e individualidade ao comportamento de uma pessoa. Os traços contribuem para a existência das diferenças de comportamento, de consistência comportamental ao longo do tempo e de estabilidade de comportamento em meio às situações. (BELSKY, 2010)
O desenvolvimento da personalidade acontece fundamentalmente em estágios, com cada um centrado em uma determinada tarefa ou necessidade básica. Você lera sobre os estágios de Freud com alguns detalhes a seguir. (BEE & BOYD, 2011)
Um dos maiores conhecimentos que Freud trouxe à psicologia foi quando mencionou que a experiência da infância tem uma forte influência sobre a personalidade adulta. “O desenvolvimento da personalidade envolve uma série de conflitos entre o indivíduo, que quer satisfazer os seus impulsos instintivos, e o mundo social (principalmente a família), que restringe este desejo.” (CLONINGER, 1999).
2. DESENVOLVIMENTO
De acordo com (BEE&BOYD, 2011) Freud propôs cinco estágios do desenvolvimento que são chamadas de fases psicossexuais.
Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade. (CLONINGER, 1999)
FASES DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
Fase Oral: nascimento a 1 ano
Nesta fase a região do corpo que proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal