Desenvolvimento da personalidade
As pessoas são parecidas pois pertencem a mesma e espécie e ao mesmo grupo social, porem cada uma recebe uma herança genética e vive em um contexto diferente tornando-as assim diferente.
O desenvolvimento da personalidade está ligado a dois fatores:
• Ao conjunto de traços psicológicos; • E aspectos afetivos e emocionais.
O desenvolvimento da personalidade não é estudado como um fato isolado mas a partir de uma visão geral do desenvolvimento da criança. A criança é participante do mundo social, mundo que começa no ambiente familiar e vai ampliando para a escola e outros cenários. É através das interações dentro do mundo social que as crianças obtêm experiências que moldarão sua personalidade.
Descrições clássicas do desenvolvimento da personalidade
Para dar base ao trabalho, e entendermos melhor sobre o desenvolvimento da personalidade é importante citarmos alguns autores clássicos e seus modelos teóricos geraissobre o desenvolvimento.
Descrições psicanalíticas: Freud e Erickon
Para Freud o desenvolvimento da personalidade está ligada as fases psicossexuais. A maneira como a criança resolve os conflitos que devem ser enfrentados em cada fase entre o impulso do prazer sexual e cada expectativa e normas sociais, implicará no aparecimento e na fixação de trações de personalidade que acompanhará o sujeito até a vida adulta.
Pulando as primeiras fases, oral e anal, partimos para fase de maior destaque para o trabalho, a fase fálica.
A fase fálica, aparece dos três aos seis anos. A zona erógena da criança são as genitais externas. No plano psíquico essa fase, onde a criança descobre a diferença sexual, provoca alguns sentimentos de angustia. Nos meninos por medo da castração e nas meninas pelo complexo da castração ( falta do pênis).
O mais importante para nós dessa fase, é o Complexo de Édipo e Electra.
Complexo de Édipo e Eléctra: A criança sente desejo pelo seu progenitor do sexo oposto. Esse desejo faz com que a criança procure uma relação