Desenvolvimento da linguagem
4380 palavras
18 páginas
INTRODUÇÃO A linguagem é um processo mental consciente que utilizamos para expressar os nossos pensamentos durante nossos relacionamentos inter-pessoais na sociedade em que vivemos. A linguagem é determinada também pelo nosso subconsciente e inconsciente. Começa a se desenvolver antes do nascimento do bebê, pois, no ventre materno o bebê sente e ouve a voz da mãe. Após o nascimento, o bebê se comunica através do choro, sorriso, olhar e gestos. Os adultos podem colaborar para o desenvolvimento da linguagem da criança, não infantilizando a sua própria fala ao conversar com a criança, falando corretamente as palavras para a criança ter um modelo correto, permitindo e incentivando a brincadeira infantil. Para que a linguagem percorra seu curso normal de desenvolvimento, é necessário que a criança tenha o sistema nervoso, o aparelho auditivo e as estruturas fono-articulatórias íntegras. No entanto, essas condições não são suficientes. É também fundamental que o ambiente seja estimulador. Isso porque a linguagem não é função exclusiva de qualquer das variáveis referidas, e sim o produto da interação adequada das mesmas. Durante os primeiros anos de vida da criança, as visitas ao pediatra são constantes. É a ele que a mãe recorre quando surgem dúvidas sobre qualquer aspecto do desenvolvimento de seu filho.
A partir do momento que se apresente no indivíduo alterações em sua fala, pode ocasionar em prejuízos em sua vida social, econômica, pessoal, entre outras.
A seguir, analisaremos os processos pelo qual esses distúrbios passam, suas alterações na parte neurofisiológica de nosso corpo humano e, quais são os passos que devem ser tomados para que haja uma redução dos sintomas e o processo de fala normatizados.
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM O desenvolvimento da linguagem dá-se por entre capacidades biológicas inatas com sua interação ao estimulo ambiental, com sua evolução de acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor. Antes de aprender a linguagem falada, a