desenvolvimento da linguagem
Discente: Paulo Castelo Rungo Docente: Me Jofredino Faife
Tema: Organização e desorganização da linguagem
Linguagem – é a capacidade que todo o ser humano é dotado, de aprender e de utilizar um ou vários sistemas de signos verbais ou símbolos, para comunicar com os seus semelhantes. A linguagem composta por signos, é considerada linguagem verbal, que pode ser escrita ou oral. A linguagem, composta maioritariamente por símbolos, pode considerar por linguagem não verbal, que inclui a linguagem gestual, facial e simbólica.
Normalmente quando dizemos uma frase, ela é acompanhada por uma linguagem verbal que é aquilo que dizemos, e por uma linguagem não verbal, como uma expressão facial daquilo que estamos a dizer.
A aquisição da linguagem obedece a três etapas principais: Pré-linguagem que vai desde o nascimento do bebé até ao aparecimento da 1ª palavra, que pode acontecer entre os 9 e os 18 meses. A pré-linguagem começa pelo choro, em que a criança limita-se a manifestar algum tipo de sensações; Primeira Linguagem onde as primeiras palavras por vezes surgem na ecolália (papá, mamã, e.t.c.) e pouco a pouco surgem as primeiras combinações de duas palavras; Linguagem que é a etapa mais longa e complexa, em que existe um enriquecimento não só na quantidade de palavras como também na aprendizagem do seu significado.
De referir que os indivíduos com défice do distúrbio da atenção, são muito propícios a perturbações da linguagem. Consoante os três sintomas básicos do distúrbio, as perturbações são desenvolvidas, mediante o tipo de disfunção quer ao nível da leitura, da escrita, do cálculo lógico, ou até mesmo de ortografia.
No concernente às perturbações da linguagem encontramos a dislexia que corresponde a uma perturbação a nível da leitura e escrita e é aplicável a uma situação, na qual a criança é incapaz de ler com a mesma facilidade com que lêem as crianças do mesmo grupo etário, apesar de possuir uma inteligência