O Desenvolvimento Da Linguagem
luzenir gomes de paula
o desenvolvimento da linguagem
Goiãnia
2008
luzenir gomes de paula
o desenvolvimento da linguagem
Trabalho apresentado ao Curso (Normal Superior - Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Fundamentos e Metodologias da Linguagem Oral e Escrita e Fundamentos e Metodologias do Ensino do Movimento .
Orientador: Prof. Ana Maria Valle e Orlando mendes Fogança Junior.
Goiânia
2008
Para que se tenha uma visão geral sobre a área de aquisição da linguagem, é útil conhecer, mesmo que em forma de trailer-documentário ou de “ouvir falar”, os tratados psicolingüísticos mais correntes que procuram estudar a maneira e os processos pelos quais a criança adquire a língua materna.
A abordagem mais em destaque hoje é a inatista, desenvolvida pelo lingüista CHOMSKY, exatamente por desencadear, nas últimas três décadas, um enorme interesse nesta área de estudos e, mais recentemente, por reforçar cada vez mais a idéia do vínculo da linguagem e mecanismos mentais, ao mesmo tempo biológico e psicológico. Trata-se da postulação de mecanismos inatos, específicos de aquisição da linguagem, dos quais a criança é dotada geneticamente.
O conhecimento lingüístico inato brota e adapta-se às diversas línguas e dialetos do mundo, aos quais a criança é exposta, independentemente de reforço, estímulo, condicionamento, treinamento, imitação ou história de vida.
Ao contrário, outra abordagem, oposta a anterior, chamada behaviorista ou comportamentalista, que tem na figura do psicólogo americano SKINNER seu principal representante, na sua versão mais radical, com relação às considerações lingüísticas, trata da linguagem como sendo um conjunto de comportamentos verbais, externos, observáveis, cuja aquisição depende do condicionamento operante, de estímulos externos, de cadeias de respostas e reforços, de