Desenvolvimento da Linguagem
É uma época em que a linguagem floresce; muitas parecem conversar interminavelmente, perguntando, fazendo comentários e dando relatos detalhados do que viram, fizeram ou imaginaram. E são perguntas uma atrás da outra:
Quando é que vamos ao parque? Quando papai vai chegar? Quando a chuva vai para podermos sair? Quando é que Jane (a vizinha) vai poder brincar comigo? O que é aquilo mãe?
Nesta idade elas já conseguem cantar músicas e relacionar ideias através de orações compostas. Inclusive já expressa com facilidade fadiga (diz que está cansada).
Apesar de essa ser uma característica comum desta idade, algumas crianças são tímidas e não falam facilmente. É preciso ter paciência com elas e estimulá-las ao invés de recriminá-las por isso.
Verifique se não há problemas na sua fala que possam estar prejudicando seu desenvolvimento e evite falar com elas como crianças. Fale as palavras da maneira correta, mesmo que ela ainda não consiga pronunciá-las.
Uma forma de estimular uma criança a falar é através de uma conversa sobre alguma história vista recentemente na TV ou que você contou para ela. Perguntando por exemplo:
O que ocorreu depois de um acontecimento específico? De que cor era o carro? O que o menino foi obrigado a comer? De que personagem você mais gosta e porquê?
Quanto mais a criança for estimulada e estiver segura ao falar, mais divertida será a conversa.
Dos 2 aos 3 anos
A linguagem da criança começa a se parecer com a do adulto. A cada dia, ela incorpora novas palavras ao seu