Farmácia Central
Centro Universitário Maurício de Nassau
Hospital Unimed III
Farmácia Central
Recife, 13 de novembro de 2014
Objetivo
Identificar as atividades realizadas na farmácia central do hospital, assim como as responsabilidades do farmacêutico nesse que é um dos setores mais importantes do hospital, a farmácia.
Farmácia Central
A farmácia central é responsável pelo fornecimento de todas as medicações e materiais descartáveis (agulhas, seringas, equipos) dos pacientes internados no hospital, assim como também é responsável pelo reabastecimento das farmácias satélites espalhadas por vários setores do hospital. Ela abrange diversas atividades, nas quais são:
1. Recebimento:
Todos os medicamentos e materiais descartáveis são recebidos da CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), através da conferência física do que está sendo recebido com o que foi solicitado.
Depois de verificada as quantidades dos produtos, assinam-se os papéis de confirmação do recebimento, e posteriormente, é realizada a entrada dos produtos no sistema computadorizado da farmácia central, para que seja possível distribuí-los para os pacientes em apartamentos (internados) e para as farmácias satélites, além de realizar o controle do estoque e o controle do prazo de validade dos produtos. Caso ocorra algum erro no recebimento como, inversão acidental de produtos ou quantidades para mais ou para menos de outro produto, apenas é informado a CAF para realizar as trocas ou os envios corretos dos medicamentos ou materiais.
2. Armazenamento:
Como a farmácia central dispõe de um grande volume de produtos, existem áreas separadas para a guarda de grandes volumes (caixas, sacolas) e áreas diferenciadas para os pequenos volumes. Para grandes volumes, existem prateleiras para o armazenamento das caixas e são separadas áreas distintas para os