O Desenvolvimento da Linguagem
1. Introdução
Desde os primórdios, a comunicação é essencial para o ser humano. O homem buscou se comunicar de diversas maneiras para interagir com o ambiente e suprir suas necessidades. A comunicação se estabelece de várias formas, como por meio de gestos, cores, símbolos e sinais. Portanto, não ocorre apenas por palavras faladas ou escritas. Há uma convenção entre as partes para que ela ocorra.
Qualquer humano que não tenha suas faculdades danificadas é capaz de aprender a falar simplesmente pelo fato de estar em interação com outros seres humanos e sem necessidade de um treinamento especifico.
Para que a comunicação aconteça é necessário o emissor, a mensagem e o receptor. Esse sistema de comunicação permite a troca de informação pelo o grupo e a concretização da linguagem. O sistema de signos que traduz o pensamento verbal e da linguagem foi considerável no desenvolvimento da espécie humana. Compreender a comunicação humana é saber que a aquisição da linguagem tem vários níveis. Nos primeiros anos de vida a criança apresenta a fase pré-verbal no desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem.
A linguagem é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento da criança e sua aquisição mantém uma relação íntima com diversos fatores, entre eles se destacam o biológico, o afetivo e o social. Da adequada condição desses fatores e sua interação ira se estabelecer o processo deste complexo aprendizado (ZORZI, 1993).
O desenvolvimento da linguagem na primeira infância nos mostra que inicialmente não se tem um caráter representativo estabelecido, já que também se encontra centrada na ação e presa ao contexto imediato. Assim, a linguagem surge primeiramente acompanhando as atividades que estão acontecendo no momento, para a criança, sendo que seus enunciados não se diferenciam das próprias ações. Isso quer dizer que a criança pode usar um termo ou o nome de um objeto, como por exemplo, bola, para