Desenvolvimento da Linguagem
Desenvolvimento Normal de Aquisição de Linguagem
(Parte 2)
Cristiane Almeida Ferraz
Campo Grande
2014
INTRODUÇÃO
A aquisição da linguagem é muito importante no processo de socialização e da aprendizagem escolar da criança. Muitas são as dúvidas em relação à normalidade do seu desenvolvimento, tendo em vista que a linguagem é muito mais do que simplesmente falar. A partir do dia em que a criança nasce ela se comunica através de conversas com olhares, sorrisos e linguagem corporal.
Aquisição de Linguagem
A linguagem humana é extremamente complexa e envolve diferentes níveis do sistema lingüístico – fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Assim formando um sistema intrincado de unidades abstratas, estruturas e regras, que é usado pela criança, mesmo sendo ela muito pequena.
Boutton (1977) defendeu que a aquisição da linguagem na criança se faz ao longo de três etapas essenciais, cujos limites intermédios são relativamente arbitrários, mas cuja sucessão se impõe do ponto de vista cronológico. O autor distribuiu-as em três etapas: pré-linguagem (0 aos 12/18 meses de idade) primeira linguagem (12/18 aos 30/36 meses) linguagem (a partir dos 36 meses).
Vários fatores devem ser considerados para a melhor compreensão do processo de aquisição da linguagem de cada criança. Como:
Bom estado do sistema nervoso central (cérebro) e seu amadurecimento adequado.
Integridade da audição e da visão
Habilidades cognitivas como memória, raciocínio, juízo e percepção do que é certo e errado
Influências do ambiente
Estimulação.
Assim que a criança nasce, sua primeira ferramenta de comunicação é o choro.
Por volta dos 6 meses: No início