Desenvolvimento da aprendizagem
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
PROFESSORA: JANINE
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
1. PERSPECTIVA HUMANISTA:
É uma visão do desenvolvimento da personalidade que vê as pessoas como possuidoras da capacidade de promover seu próprio desenvolvimento positivo e saudável através das capacidades unicamente humanas de escolhas, de criatividade e de auto-atualização.
Seu desenvolvimento concretizou-se na década de 50 e 60 em reação ao que alguns psicólogos identificavam como crenças negativas sobre a natureza humana subjazem as teorias psicanalíticas e behavorista.
Os principais psicólogos dessa época eram: Abraham e Carl Rogers. Ambos rejeitam a ideia de que as pessoas são basicamente prisioneiras de suas primeiras experiências inconscientes, de impulso instituais ou de forças ambientais.
Maslow (1908-1970) – identificou uma hierarquia de necessidades: ordem de classificação das necessidades que motivam o comportamento humano. O individuo precisa passar por todas elas para chegar a auto-realização, a mais alta da hierarquia humana (que só pode ser alcançada depois das outras necessidades forem satisfeitas). Então, na visão dele, o individuo precisar passar primeiro pelas necessidades básicas para chegar a mais alta.
1ª Necessidades fisiológica: fome, sede, etc.
2ª Necessidade de segurança: sentir seguro, protegido, fora de perigo
3ª Necessidade de aflição e amor: afiliar-se aos outros, ser aceito e pertencer
4ª Necessidade de estima: realizar, ser competente e obter aprovação e reconhecimento
5ª Necessidade de auto-realização: encontrar auto-satisfação e realizar pontencial.
2. PERPECTIVA COGNITIVA:
É uma visão do desenvolvimento que se preocupa com os processos de pensamento e com o comportamento que reflete tais processos.
Um dos principais representantes desta é Piaget, que não elaborou uma teoria da aprendizagem, mas sim uma teoria do desenvolvimento mental. Para ele a aprendizagem é "aumento do