atps processos gerenciais
ETAPA 1
Para Chiavenato cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento sendo mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro.Referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, para atingir a conclusão do planejamento precisa-se seguir todas as etapas e muda também os nomes dos níveis de planejamento.
Para Peter F. Druker “o planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro, sendo fundamental para o planejamento da empresa que o planejamento estratégico . O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” Para Drucker o planejamento é uma atribuição exclusiva dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimento do passado, presente e futuro, existindo apenas um maneira de planejar das suas metas e objetivos, não apenas em função do mercado e do produto, mas também em função do aspecto financeiro.
Para Maximiniano o resultado do processo de planejamento é a preparação de planos. Em essência um plano é o registro das decisões resultantes do processamento dos dados de entrada. Concordando com Chiavenato maxininiano define que dependendo da abrangência e do impacto que tem sobre a organização, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégico, funcionais e operacionais. todos os planejamentos passam por três passos, primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; segundo: processamento dos dados de entrada, transforma informações para produzir novas informações; terceiro: preparação de um plano (ideias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para