Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento perceptivo e cognitivo na infância
ALUNAS: Bruna, Camila, Hévellyn e Morgana.
QUESTÕES
1) Para Piaget o bebê se desenvolve cognitivamente a partir do processo de adaptação. No que ele consiste?
Desde o início o bebê se envolve em um processo de adaptação. Ele assimila as informações que lhe chegam ao conjunto limitado d esquemas com os quais nasce, olhar, ouvir, sugar, e acomoda tais esquemas com base em suas experiências.
2) O que caracteriza o período sensório-motor da inteligência?
O bebê está totalmente ligado ao presente imediato, reagindo qualquer estímulo disponível. Ele não se recorda de eventos ou coisas de um encontro a outro, e não parece planejar ou ter intenções.
3) No que consiste o termo “reações circulares primárias, secundárias e terciárias”?
Reações circulares primárias – refere-se às várias ações simples e repetitivas, cada uma centrada em torno do próprio corpo do bebê.
Reações circulares secundárias – o bebê repete alguma ação para desencadear uma reação externa ao seu corpo.
Reações circulares terciárias- o bebê não se satisfaz em, simplesmente, repetir o comportamento original, ele tenta variações.
4) Em que fase ocorre o “comportamento claramente intencional meios-fins”? Explique o que acontece com o bebê esse estágio de Piaget.
Ocorre 8-12 meses. O bebê não apenas busca o que quer, mas pode combinar dois esquemas para tal, a saber, utiliza um travesseiro para alcançar um objeto. Ocorre a imitação de novos comportamentos, bem como a transferência de informação de um sentido a outro.
5) Quais as aquisições do bebê no início do pensamento representativo?
Desenvolvimento do uso de símbolos para representar objetos ou eventos. A criança Acriança compreende que o símbolo está separado do objeto. Ocorre, aqui, pela primeira vez, a imitação adiada, pelo fato de ela exigir a capacidade de representar internamente o evento a ser imitado.
6) Cite um exemplo do