Desenvolvimento Cognitivo
Desenvolvimento cognitivo, é o desenvolvimento da capacidade mental da pessoa para pensar, raciocinar, interpretar, compreender, adquirir conhecimento, lembrar, organizar informação, analisar e resolver problemas. O desenvolvimento cognitivo tenta explicar como é que os seres humanos adquirem conhecimento acerca de si próprios, dos outros e do mundo que os rodeia ( McCowan, Driscoll, Roop, Saklofske, Schewean, Kelly e Haines, 1999). “O estudo do desenvolvimento cognitivo engloba: o estudo de como o pensamento se modifica ao longo da vida e o estudo de como as habilidades mentais se formam e alteram com a maturação e aprendizagem” (Pinto, J., 2010, pp. 204) É necessário para o início do estudo das Teorias do Desenvolvimento a definição de cognição, maturação e aprendizagem.
Cognição tem por base um conjunto de processos que incluem a atenção, a memória, a capacidade de tomar decisões, produção e entendimento da linguagem e aprendizagem. É no córtex cerebral, uma fina camada de substância cinzenta que reveste a substância branca cerebral, que são interpretados os estímulos e tomadas decisões baseadas na vontade. O córtex cerebral atingiu o seu máximo desenvolvimento na espécie humana, apresentando uma estrutura bastante complexa. (Sternberg, R., 2000, pp. 39)
Maturação consiste em tornar funcionais todas as estruturas que só existem a nível potencial. Significa o processo segundo o qual o sujeito atinge a plenitude das suas capacidades mentais. Importa realçar que o processo de maturação determina conotações de aumento da complexidade funcional e estrutural de qualidade, sendo o aspecto qualitativo determinante.
Alguns psicólogos dão maior importância à maturação e outros privilegiam a aprendizagem. Aprendizagem é um fenômeno relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. Sendo um