Desenvolvimento Cognitivo E Social Em Crian As De 4 Meses A 1 Ano De Idade
Desenvolvimento cognitivo e social é uma ação que promove uma sucessão de estágios e promove mudanças. Muitos são os fatores que promovem o desenvolvimento cognitivo e social de uma criança, principalmente em seu primeiro ano de vida.
Entre os fatores, destacamos a importância de um fator interno, hereditário do sistema nervoso e dos sistemas endócrinos. Mas todas as fases do desenvolvimento contam com diversos fatores incluindo a experiência do indivíduo com objetos, também seu envolvimento social com pessoas que tem como principal meio desenvolver a educação e a linguagem como a transmissão escolar e seu envolvimento familiar. (Sua integração com o meio social em que vive é o principal fator para seu desenvolvimento).
A criança reage ao mundo pelo sensório-motor, a percepção dos movimentos e isso faz com que a criança alicerce sua compreensão sobrea as coisas.
Para um bebê o mundo existe a partir do momento em que ele o vê ou toca dos objetos. A comunicação em seu primeiro ano de vida ocorre basicamente pela imitação que envolve movimentos simples como balançar a cabeça até os mais complexos.
O desenvolvimento futuro de uma criança está ligado a sua saúde mental. A prematuridade pode ser um grande causador de problemas no desenvolvimento do bebê, uma criança prematura está mais propensa a apresentar deficiências cognitivas, pode sofrer internações repentinas e está relacionado a doenças prolongada. As experiências vividas no primeiro ano são decisivas tanto para o desenvolvimento cerebral quanto para as etapas evolutivas posteriores.
O primeiro ano de desenvolvimento da criança é excitante e desafiador para toda família, pois é quando os bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-los:
-Após as primeiras 19 semanas de vida (4 meses) o bebê pode parecer meio impaciente, o bebê chora mais, apresenta mudanças externas de temperamento e quer mais atenção e