DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Segundo Piaget, é neste estágio que a criança desenvolve a sua motricidade e os seus mecanismo sensoriais, ou seja, ela desenvolve os mecanismos locomotores ( gatinhar e andar) e ao mesmo tempo desenvolve a visão, a audição, o tacto etc.
Este estádio ao contrário do que se poderia pensar é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual futuro, porque quanto mais estimulada for a criança, mais possibilidades ela terá de se desenvolver intelectualmente. Ao nascer a criança dispõem de um conjunto de reflexos, sendo a sucção um deles. O reflexo existe, porém só se revela na presença do estímulo que o consolida e exige o seu funcionamento. Quando a criança alcança o seio da mãe, o reflexo da sucção obtém seu estímulo adequado. Mais tarde, levará todo o tipo de objetos à boca. Com cerca de 6 meses o bebe já é capaz de procurar os objetos escondidos.
Desenvolvimento Físico
Acontece o processo de fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso: os movimentos bruscos e descontrolados iniciais vão dando lugar a um controle progressivo da cabeça, dos membros e do tronco.
Por volta das 8 semanas é capaz de levantar a cabeça sozinho durante poucos segundos, deitado de barriga para baixo;
Controle completo da cabeça por volta dos 4 meses: deitado de costas, levanta a cabeça durante vários segundos; deitado de barriga para baixo, começa a elevar-se com o apoio das mãos e dos braços e virando a cabeça;
Por volta dos 4 meses o controlo das mãos é mais fino, sendo capaz de segurar num brinquedo;
Entre os 4 e os 6 meses utiliza os membros para se movimentar, rolando para trás e para a frente; apresenta também maior eficácia em alcançar e agarrar o que quer ou a posicionar-se no chão para brincar;
Desenvolve o seu próprio ritmo de alimentação, sono e eliminação;
Com 1 mês, é capaz de focar objetos a 90 cm de distância;
Entre os 4 e os 6 meses a visão e a coordenação olho-mão encontram-se