Desenvolvimento
Desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência. Refere-se às mudanças qualitativas, tais como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior. Abrange processos fisiológicos, psicológicos e ambientais contínuos e ordenados, ou seja, segue determinados padrões gerais.
Uma criança apresenta dois aspectos distintos de evolução: o crescimento e o desenvolvimento. O crescimento corresponde ao ganho de massa corporal registrado ao longo da vida, já o desenvolvimento corresponde a um conjunto de fenômenos que se refere a evolução neuropsicológica e motora da criança. A boa qualidade de vida favorece ao desenvolvimento saudável da criança em todos os aspectos.
Cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento, visto que suas características inerentes sofrem a influência constante de uma cadeia de transações que se passam entre a criança e seu ambiente.
São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o segundo e o décimo-oitavo mês, e criança quando têm entre dezoito meses até doze anos de idade.
Fatores que interferem no desenvolvimento infantil:
1 - Aspectos biológicos e psicológicos da própria criança:
- tendências hereditárias (ex.: propensão a determinada doença)
- constituição física, sexo (menino ou menina)
- tipo de personalidade (ex.: introvertida/extrovertida).
2 – Família:
- Nível socioeconômico
- Religião e cultura
- Casamento/Divórcio
- Forma de comunicação entre pais e filhos.
3 – Escola:
- Professores
- Colegas
- Proposta pedagógica e metodologia de ensino
- Avaliação da aprendizagem e do comportamento.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO OU INTELECTUAL
O desenvolvimento cognitivo é um processo interno, mas pode ser observado e "medido" através das ações e da verbalização da criança. Dá-se de maneira contínua desde os