BASES GEN TICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DESENVOLVIMENTO DO PR NATAL AO NASCIMENTO DESENVOLVIEMENTO F SICO COGNITIVO E SOCIAL EM BEB S
5400 palavras
22 páginas
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOTrabalho da disciplina Psicologia do Desenvolvimento apresentado ao Centro Universitário Anhanguera Leme, no Curso de Psicologia, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Psicologia.
Leme
2015
AULA-TEMA: BASES GENÉTICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-NATAL AO NASCIMENTO, DESENVOLVIEMENTO FÍSICO, COGNITIVO E SOCIAL EM BEBÊS.
BASES GENÉTICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
O processo de desenvolvimento já se inicia a partir da fecundação do espermatozoide no óvulo, com 23 cromossomos o espermatozoide carrega os traços hereditários do pai, o óvulo também com 23 cromossomos carrega os traços da mãe, através disso o novo embrião irá conter 46 cromossomos 23 pares. Depois de realizado a mitose, que é a divisão celular o corpo tem uma réplica de cada célula. Os genes são responsáveis por determinarem uma grande variedade de características de cada indivíduo, como cor dos cabelos, cor dos olhos, cor da pele, altura, sexo até mesmo o temperamento.
DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-NATAL AO NASCIMENTO:
O pré-natal é considerado uma das fazes mais importantes para o desenvolvimento da criança, é nessa fase onde ela vai começar as suas primeiras formações, nas últimas décadas foram registradas uma queda na mortalidade infantil, muitas doenças já puderam ser tratadas ou prevenidas antes que chegassem a um estágio mortal para a criança.
De acordo com Gallahue (et al, 2013), no terceiro mês começa o período fetal que se estende até o nascimento do bebê, durante esse período o feto é facilmente influenciado, no período do terceiro mês o feto cresce rapidamente no fim desse período ele já chega a 8 cm, o desenvolvimento do quarto mês apresenta um crescimento maior ou seja, o bebe consegue dobrar de tamanho o tecido cartilaginoso começa a se transformar em tecido ósseo. No período do quinto mês as unhas, cabelos e a pele começam a aparecer, os órgãos começam a assumir suas posições anatômicas. De acordo