Descumprimento estratégico
O descumprimento estratégico é um tipo de jogo que faz com que o jogador concorde em executar uma tarefa. Ao concordar, a pessoa que deu a tarefa se sente sossegada e assim ela não cobra tanto do jogador, isso faz com que ele se sinta seguro, porém, no último minuto, o jogador falta com a palavra e não cumpre a tarefa inventando boas razões para não cumpri-la.
Um jogo formado por jogadores que de certa maneira concordam com tudo aquilo que lhe é imposto, proposto ou exigido abertamente pelo suposto invasor de seu território. Porém não cumprem com o que foi pré-estabelecido, ou seja, é um jogo que lida especificamente com acordos não mantidos. Existe um problema em valer-se deste jogo que é torna-lo algo habitual e corriqueiro na vida profissional.
O descumprimento estratégico pode ser comparado com a mentira, todavia existe uma grande diferença entre ambos. Um indivíduo quando mente o faz conscientemente, por outro lado ao utilizar o descumprimento estratégico este muitas vezes o faz inconscientemente.
Há dois tipos de jogadores:
1º Jogadores com conhecimento daquilo que estão fazendo;
2º Jogadores sem conhecimento daquilo que estão fazendo.
Em suma os jogadores que não sabem o que estão fazendo, ocupam a grande maioria.
JOGADORES CONSCIENTES E O JOGO DO “TE PEGUEI”
São o tipo de jogadores que fazem uso do descumprimento estratégico sem nenhum pudor, estão totalmente cientes do que estão fazendo e se sentem espertos e mais inteligentes por optarem usurfruir dos resultados desse jogo. Jogadores que vêem essas ações como algo prazeroso e divertido sempre em busca de obter mais vantagens que seus "adversários".
JOGADORES CONSCIENTES E O VETO SILENCIOSO
Totalmente cientes de suas ações, estes jogadores utilizam de uma tática que em si consistem aceitar silenciosamente com ações ou mudanças no seu território. No entanto cooperam para que os objetivos sejam alcançados, e por sua vez agem de acordo com o seu