Resumo nanoparticulas
Relatório
III Ciclo de Palestras em Biotecnologia
26/10/2011
Palestra: Nanopartículas como novos sistemas vacinais
Prof. Luiz Felipe Leomil Coelho
Leonardo Daniel Mendes...................................... 2010.1.02.034
Profª: Daniela Battaglia Hirata
Alfenas - MG
Novembro/2011
O palestrante deu inicio a sua palestra explicando o que é a nanotecnologia, onde de acordo com ele “é o campo da pesquisa que desenvolve novas tecnologias trabalhando com escalas nanométricas. Tendo como áreas de aplicação a Química, Médica, Biológica, Engenharia, Informática”. Tendo esta definição passou a ser definido outros termos, os quais estão listados abaixo. * Nanomedicina: “partículas nanométricas com características físicas e químicas aplicadas na medicina – no diagnóstico e na prevenção de patologias”. * Nanopartículas: “partículas de escala nanométrica, pode ser de diversas formas dependendo do polímero de origem. Pode-se trabalhar realizando interação com a substância de interesse, com a membrana ou com o núcleo, depende do que se quer consequir, potencializando assim o efeito”.
Em seguida o palestrante explicou o por que de nanopartículas serem usadas como sistemas de vacinas, onde este sistema visa melhorar as vacinas tanto na qualidade quanto no tempo e/ou forma de armazenamento.
As nanopartículas com imunoestimulação sem duvida alguma são na teoria muito positivas e benéficas porém deve´-se preocupar com os efeitos adversos, ter a certeza que não causará danos a saúde, não ocorrerá reações alergicas e processos de hipersensiblidade.
Para doenças auto-imune este sistema de vacinas seriam muito positivos, pois as particulas reagiriam com o sitio de ligação diminuindo assim o risco de infecção com a dose tóxica, reagindo com células dentríticas para assim