Nanotecnologia
Inácio Lopes de Oliveira Bastos
Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos- IHAC
Introdução à Nanotecnologia
Resumo: Este artigo diz respeito à utilização da Nanotecnologia no Automobilismo de hoje e do futuro. O principal enfoque abordado é a utilização de Nanopartículas nos processos de fabricação desses novos carros e também a contribuição para o meio ambiente.
Palavra chaves: Nanotecnologia no Automobilismo. Nanopartículas. Ambiente.
Introdução A nanotecnologia já é uma realidade que nos proporciona um melhor entendimento do mundo do “muito pequeno”. Com tal entendimento, estamos vivenciando uma fase, onde, esta tecnologia está sendo usada para garantir mais segurança, comodidade e preservação do meio ambiente. Com isso a nanotecnologia no automobilismo promete uma revolução, pois podem ter diferentes aplicações em um carro indo desde a carroceria, passando pelo motor depois pelos instrumentos eletrônicos, óleo lubrificante e outros itens chegando ate o interior do veiculo nos acabamentos. Nano é um prefixo que se refere a estruturas internas que se obtém através da união de átomos ou moléculas, um por vez, medidas através de escalas nanométricas sendo que um nano, é equivalente apenas a milionésima parte de um milímetro.
Nanotecnologia no Automobilismo A nanotecnologia reúne conhecimentos de química e de engenharia e promete fazer uma revolução na indústria automobilística, modificando não apenas a qualidade dos produtos como também o modo de produção desenvolvido nas fábricas, atualmente. Dizer que a nanotecnologia vai invadir nossos carros em um futuro bem próximo não é exagero nenhum. Este é um dos grandes experimentos reveladores que muito prometem a indústria automotiva, uma nova descoberta e um verdadeiro “negócio da China” que vai facilitar em muito toda a produção na medida em que muitas peças que antes eram feitas de aço ou mesmo em alumínio, hoje podem ser fabricadas com