Descrição de uma cena do filme "escritores da liberdade"
INTRODODUÇÃO A SOCIOLOGIA
DIREITO –I SEMESTRE 2012.1
ALUNA:
DESCRIÇÃO DE UMA CENA DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”
Quarta Cena
Os alunos chegam à sala de aula e lá encontram taças de espumantes e sacolas com mais 04 livros que serão estudados no próximo semestre. A professora pede que eles façam um brinde, cada um deles, já que muitos deles chegaram onde a sociedade acreditava que não seriam capazes e que não conseguiriam. Ela ergue um brinde para silenciar todos que pensavam que eles não podiam, um brinde pela mudança deles próprios, pois as pessoas que os eles eram até aquele momento era passado, agora eles eram pessoas novas, com novas oportunidades e interesses.
Quando começam os brindes, um dos alunos pede para ler o seu diário (todos os alunos tinham um, era a tarefa de casa dos alunos). Neste diário ele conta que naquele verão havia sido despejado, não tendo mais onde morar. Ele não sentia vontade de ir à escola, quando descia do ônibus sentia vontade de vomitar, estava sempre com as mesmas roupas velhas. Quando ele entra na escola vê alguns amigos, que lhe perguntam sobre as férias, recordam os passeios do ano passado com a professora Erin, e se sente bem com as lembranças. Quando olha para o seu horário vê que a primeira aula é com a professora Erin, e quando entra na sala se sente em casa, já que a professora era a única pessoa que acreditava neles, no futuro que eles poderiam ter.
Justificativa:
A professora Erin adota uma abordagem de ensino cognitivista e sociocultural. Ela os ajuda a desenvolver pensamentos autônomos, críticos e criativos (abordagem cognitivista, segundo Antonio Carlos Gil), como chamarem Miep Gies para o colégio, a mulher do livro que ajudou Anne Frank. Ela também pratica sempre a dialogicidade, fazendo com que todos, inclusive ela, cresçam juntos (abordagem sociocultural, de acordo com Gil).A professora Erin também não se esquece de que ser educadora não é apenas uma atividade executada em sala de aula, todos os