AN LISE INSTITUCIONAL ESCRITORES DA LIBERDADE
GABRIELA DEL SECCHI PUTRICHE
CAMILA VELASCO LEAL
KETLIN PAOLA RAMOS
PEDRO DE ALCÂNTARA
THAYRINE MAYHARA PEREIRA GOUVEA
VIVIAN PANSOLIN
ANÁLISE INSTITUCIONAL DO FILME
“ESCRITORES DA LIBERDADE”
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia e Instituições
I, do 7º período do Curso de Psicologia da Faculdade
Dom Bosco.
Professora: Gislei Mocelin Polli
.
CURITIBA
2015
1. INTRODUÇÃO A seguinte análise institucional foi realizada com base no filme “Escritores da liberdade”, de
Richard LaGravenese (2007) e objetiva demonstrar como a psicologia institucional encontrase presente no âmbito social e nas diferentes relações humanas do cotidiano.
Ocorreu conforme a solicitação da professora Gislei Mocelin Polli, que ministra as aulas de Psicologia e Instituições I, do sétimo período do curso de
Psicologia da Faculdade Dom Bosco.
O filme foi escolhido em comum acordo da equipe, por se tratar da instituição educação, que é sem dúvida de grande importância para a inserção do indivíduo na sociedade. Além de apresentar nítidos exemplos de organização, vertente instituída, instituinte e burocracia, permitindo melhor compreensão das temáticas acerca da psicologia institucional.
A abordagem teórica escolhida foi a Humanista Existencial, pois as preocupações presentes nos personagens do filme são as mesmas estudadas nesta abordagem, como por exemplo, compreender e explicar a existência humana, a existência precede ou não a essência, o que é liberdade, somos realmente livres ou a liberdade é uma ilusão, como nos relacionamos com os outros e como podemos ir da passividade ao protagonismo da nossa própria existência.
O existencialismo moderno surgiu na França e na Alemanha há mais de 40 anos e seus principais pensadores foram Kierkegaard,